quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Discriminação, porquê?

Procurando um segnificado concreto para a expressão discriminação, veremos que ela nos remeterá à uma distinçcão, separação, etc.

Diariamente vivenciamos situações de discrimação quer seja ela racial, social, religiosa, sexual, étnica ou até mesmo por idade, mas seja que forma for todas elas não são boas muito menos compreensíveis.

Sendo que Deus nos acolhe a todos e somos todos iguais para Ele(Gal 3;28) e até mesmo para a lei dos homens( cfr. Constituição da República de Angola nos artigos 1 e 2), ao meu simples e humilde pensar, parece-me um comportamento asqueroso, reprovável e até mesmo inaceitável. Mas porquê que isso acontece? Será que devemos ter medo desta sociedade? Será que as pessoas não podiam se dar bem, sem fazer apreciações ou comentários que nalguns casos parecem desagradáveis e impróprios? Será que a sociedade não seria mais harmónica e melhor, se tais comportamento não fossem um facto? Qual é a origem desta forma de tratamento? Acho que, e conforme dizia certo autor: "Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar idéias e compartilhar experiências com facilidade".

Acredito que nenhum ser humano gostaria de ter essa experiência. Então, porquê a praticar? Lembremo-nos do dito popular: “Não faças aos outros o que não gostarias que te fizessem a ti”. Pensar nele, é importante!

Julgo ainda, muito em particular, se fazer Acepção de pessoas constitui-se em pecado contra Deus, se é incompatível com a nossa posição de Seus filhos e se julgar e tratar as pessoas com um critério diferente daquele usado por Deus, e enquanto Seus filhos, devemos a todo custo evitar fazer acepção de pessoas, não importando qual seja a nossa justificativa, intenção ou motivação.

“É perder tempo julgar e tratar as pessoas pelas aparências, pois, essa é temporal e passageira.”

Por: José da Silva Mateus