quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Bem Comum


Miguel, de 25 anos de idade, de nacionalidade angolana, diz que a sua terra é muito linda e rica, mas que passou por uma fase difícil devido a guerra que a devastou, mas que hoje com a graça de Deus, alcançou a paz e tudo começa a voltar a normalidade.

Todavia, Miguel está descontente devido a pobreza extrema que vive em sua casa com a família, ele não chega entender o porquê? e pergunta-se ainda como é que uns têm mais do que os outros e porque é que ele não consegue estudar e trabalhar para poder sustentar a sua família e sentir-se realizado.

Miguel ainda admira como é que muitos podem ter possibilidades e não se preocupar com quem não tem nada para comer, vestir, ou a passar outras necessidade. Para ele, o Estado deve criar formas de arranjar trabalho para todos e inserir todos na sociedade de forma a não haver desigualdades, porque somos todos filhos da mesma terra e devemos desenvolver juntos para o bem de todos de forma a atingir o bem comum da sociedade e assim sentir-nos todos realizados.


SIGNIFICADO E VALOR


Da dignidade, igualdade e a unidade de toda pessoa humana resulta antes de tudo o princípio do bem comum, que se relaciona com cada aspecto da vida social para se poder encontrar o pleno sentido de tudo.

Não consiste na soma dos bens de cada um, ou de uma sociedade. Sendo de todos e de cada um, permanece comum porque é indivisível e alcança-se, aumenta-se e conserva-se, também em vista do futuro. Assim como a moral de cada indivíduo se realiza em fazendo o bem, assim como o agir social alcança a plenitude o bem comum. Então, daí dizer que o Bem Comum pode ser entendido como a dimensão social e comunitária do bem moral. A meta prioritária do bem comum é uma sociedade que em todos os níveis quer estar ao serviço do ser humano.

Empenho pela paz, a organização dos poderes do Estado, ordem jurídica, o cuidado do ambiente, a prestação de serviços essenciais à pessoa, alimentação, habitação, trabalho, educação, cultura, transporte, saúde, livre circulação de informação, liberdade religiosa. O aporte que cada nação deve dar para uma verdadeira cooperação internacional, para as gerações futuras.

Todos temos o direito de gozar das condições de vida social criadas pelo bem comum, mas deve procurar-se que a repartição dos bens criados seja pautada pelas normas do bem comum e da justiça social. O bem comum é de responsabilidade de cada um. O Estado deve cuidar, defender e promover este princípio, já que o bem comum é a razão de ser da autoridade política. O Estado deve garantir a coesão, unidade e organização da sociedade civil, de modo que o bem comum possa ser conseguido com o contributo de todos cidadãos.

Por esta razão são necessárias as instituições políticas, às quais são as encarregadas de facilitar as pessoas os bens necessários, e que harmonizem com justiça os diversos sectores materiais, culturais, morais, espirituais, para levar uma vida verdadeiramente humana. Isto é um Estado democrático.

Este princípio tem um valor fundamental porque se refere a realidade social no seu conjunto, e não é um fim isolado em si mesmo. Este é um dos princípios permanentes da doutrina social da Igreja, criar os próprios pilares do ensinamento social cristão.

PALAVRA DE DEUS

Hebreus, 7,25.

"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele chegam a Deus, vivendo para sempre para interceder por eles."

DESVANTAGENS


  • Quando não se verifica o Bem Comum numa sociedade, observamos nela uma pobreza extrema no que diz respeito ao amor entre os homens o que cria um desequilíbrio nesta mesma sociedade.
  • A falta de empregos leva as pessoas a tomarem atitudes consequentes por conta dos seus actos praticados no desespero.
  • O individualismo dos homens é a demonstração da falta de solidariedade para com o próximo, então sem solidariedade não há Bem Comum.Contraste entre o pequeno número de ultra-ricos e a multidão inumerável dos pobres.
  • Quando as pessoas não têm alimento, educação, saúde, habitação, não se podem desenvolver dignamente como seres humanos e ficam condenadas à escravidão dos poderosos.
  • Se o Estado não garantir unidade e organização à sociedade civil, os bens comuns ficam em mão de uns poucos, o resultado: uma sociedade sem fronteiras nem desenvolvimento adequado.


VANTAGENS

  • Trabalhar para um só fim que é alcançar o Bem Comum da sociedade em que vivem, como por exemplo: acabar com o individualismo dos homens, criação de mais postos de trabalho, tornar acessível todos os bens e serviços de interesse geral (educação, saúde, alimentação).
  • Vantagem é quando se tem o conhecimento de que a dignidade, a unidade e a igualdade derivam do Bem Comum.
  • Quando se evita a concorrência desleal entre as economias dos vários Países e se colabora no desenvolvimento económico dos países mais pobres ou menos desenvolvidos.
  • Ser conscientes do bem comum, a nível do Estado e da sociedade, é fazer realidade a vida social.


AONDE ENCONTRAR A SOLUÇÃO?

A responsabilidade de procurar o Bem Comum, não compete só às pessoas consideradas i n d i v i d u a l m e n t e (comunidades ou grupos organizados ) , mas compete também ao Estado criar ou alcançar o Bem Comum, porque é a razão de ser da autoridade de um País.

O Estado como órgão que controla o funcionamento do país, é a entidade competente para a promoção do bem comum, para alcançar harmonia social e estabilidade geral dos homens.

A título de exemplo, o Estado como entidade máxima deve criar:

  • Serviços públicos, sobre tudo no campo da saúde e da educação e tornar fácil a aquisição desses serviços.
  • Apoio ao desenvolvimento da agricultura com as necessárias infra-estruturas e sobre tudo vias de comunicação.
  • Assistência social que atenda especialmente as famílias numerosas e necessitadas, bem como os velhos e doentes.