sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Valores Fundámentais da Vida Social


A Verdade liberta, a Justiça manifesta o Amor.

Mateus é um jovem de 20 anos, residente no bairro Sambizanga. Apesar da má fama que o bairro tem nunca se deixou influenciar pela vizinhança, antes pelo contrário era ele a tentar influenciá-los, pois era membro de um grupo juvenil duma Igreja local. Certa vez, quando conversava com os seus vizinhos, foi visto pelo seu colega de escola, António, que reconheceu uma das pessoas como um marginal. Sem pensar, ele chegou à escola e começou a espalhar a informação entre os colegas e professores, que descobriu que Mateus era marginal. Dizendo, mesmo que havia surpreendido ele e outros bandidos a planearem um assalto. Os colegas e professores começaram a evitá-lo, porém, ele sentia, mas muito longe de saber o que realmente se passava, o que o fazia sofrer. Ao aperceber-se do que se passava Mateus chamou os seus professores e colegas, com o objectivo de esclarecer o mal entendido. Justificando a sua presença no seio dos seus vizinhos dados como marginais, como uma das suas várias tentativas para os tentar salvar, porque os mesmos ainda eram filhos de Deus. E, como tal, também mereciam ser evangelizados para uma mudança de vida. Seus colegas e professores reconhecendo a verdade das palavras de Mateus e a injustiça contra si cometida desculparam-se, tornando a aceitá-lo no seu meio.

SIGNIFICADO E VALOR


A relação entre princípios e valores podemos dizer que são iguais, na medida em que os valores sociais traduzem o bem moral que os princípios propõem conseguir. A sociedade se completa harmoniosamente quando os seus membros praticam frequentemente estes valores, pois eles, como dizia o Papa João XXIII, constituem condições essenciais para a construção da paz, sendo estes valores as colunas da paz. A sua prática é a via segura e necessária para alcançar um aperfeiçoamento pessoal e uma convivência social mais humana. Os valores São quatro: - Verdade - Liberdade - Justiça - Amor.

A verdade: Viver na verdade tem um significado especial nas relações sociais. A convivência entre os seres humanos numa comunidade tem de ser ordenada. Quanto mais as pessoas e os grupos sociais se esforçarem para resolver os problemas sociais segundo a verdade mais perto da verdade estarão. Por isso, é importante o empenho por parte de todos para que a investigação da verdade não seja só dum conjunto ou de alguma das diversas opiniões, pelo contrário, seja provida em todos os âmbitos, e prevaleça sobre toda a tentativa de relativizar-lhe as exigências ou de causar-lhes qualquer tipo de ofensa.

Liberdade: O valor da liberdade é respeitado e honrado na medida em que se consente a cada membro da sociedade, realizar a própria vocação pessoal, buscar a verdade e professar as próprias ideias culturais, religiosas e políticas, manifestar as próprias opiniões decidir o próprio estado de vida e na medida do possível, o próprio trabalho, assumir iniciativas de carácter económico, social e político. Isto deve acontecer dentro do bem comum e da ordem pública em caso, sob o signo da responsabilidade.

Justiça: A justiça se traduz na atitude determinada pela vontade de reconhecer o outro como pessoa, ela constitue o critério determinante da moralidade. A justiça mostra-se importante no contexto actual, em que o valor da pessoa, sua dignidade e seus direitos, é seriamente ameaçado pela tendência ao pensar só na utilidade e do ter. A meta da paz contará com a prática das virtudes que favorecem a convivência e nos ensinam a viver unidos, a fim de, construirmos, dando e recebendo, uma sociedade nova e um mundo melhor.

Amor: O desafio que continuamente nos é colocado é o de testemunhar o amor de Deus, que quis nos amar em primeiro lugar e de modo gratuito, é o amor ao próximo. A injustiça social, consequência da agressão aos direitos das pessoas e dos povos, da marginalização do racismo etc.; assim como a injustiça ambiental, consequência da violência contra o meio ambiente onde vivemos, o ar que respiramos, a água que bebemos etc.; são as consequências mais claras da falta de amor. A verdade, será fundamento da paz se cada indivíduo honestamente tomar consciência não só dos próprios direitos, mas também dos seus deveres para com os outros.

A justiça edificará a paz, se cada um respeitar concretamente os direitos alheios e esforçar-se por cumprir plenamente os próprios deveres para com os demais. O amor será fermento de paz se as pessoas sentirem como próprias as necessidades dos outros e partilharem com eles o que possuem, a começar pelos valores do espírito. Finalmente, a liberdade alimentará e fará frutificar a paz, se os indivíduos, na escolha dos meios para alcançá-la, seguirem a razão e assumirem corajosamente a responsabilidade dos próprios actos.

A vida em comum, em solidariedade, a reciprocidade, o calor, o amparo, a dedicação, a generosidade, a amizade e a defesa comunitária são as manifestações mais belas e decisivas de uma sociedade que tem desejos que crescer e se desenvolver.

África é essencialmente comunitária:

A vida colectiva e comunitária, a solidariedade social dão aos seus costumes um transfundo de humanismo que muitos povos deveriam invejar. Estas qualidades humanas levam a que nenhuma pessoa em África, possa conceber sua vida à margem da sociedade familiar, da sua aldeia e do seu clã.

VANTAGENS E DESVANTAGENS


Muitas são as vantagens que se tem quando todos esses princípios (Verdade, Liberdade, Justiça e Amor), estão cultivados dentro de uma sociedade. Pois, eles são transportadores de paz, união, concórdia e respeito.

Em contrapartida, as desvantagens são enumeras, e vemos todos os dias os frutos da falta
desse valores na nossa sociedade, como:
violências físicas, psicológicas e sexuais que crescem a cada dia que passa; guerras, miséria extrema, uns com muito e outros com nada; injustiças em todas as vertentes da vida social; desrespeitos; falta de segurança.

Tais problemas só seriam ultrapassados se os valores fundamentais da vida social constituíssem uma cultura de convivência.

PALAVRA DE DEUS


"Eis o que deveis fazer: falai a verdade uns aos outros; julgai às portas de vossas
cidades segundo a justiça e a sinceridade." (Zc. 8, 16)


AONDE ENCONTRAR A SOLUÇÃO?



Para tal situação, ou seja o RESGATE dos valores primordiais para uma vida social estável, tudo passa por uma reeducação. Neste caso, as famílias, as escolas, as igrejas são os parceiros fundamentais. Para a reeducação da sociedade é preciso que cada um de nós cultive os princípios e valores e, esta possibilidade a temos a cada dia que passa e em cada coisa que fazemos.