sexta-feira, 13 de julho de 2012

Eleições, porquê?


A Eleição é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação.

As eleições são de fundamental importância, além de representar um acto de cidadania . Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem directamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. 

Por meio delas os cidadãos propõem e colocam as exigências da vida democrática, aceitam ou mudam a governação. Com as eleições, o cidadão tem a oportunidade de escolher os candidatos e programas de governação que vão de encontro ao bem comum.
 
Elas não são uma mera oportunidade de votação, mas uma obrigação legal plasmada na Constituição, a qual todos os cidadãos com capacidade para tal devem aderir.

“No sistema democrático, todos os cidadãos com capacidade eleitoral devem eleger, periodicamente, os seus representantes”.
 
As eleições permitem a consolidação da democracia num dado país.

Por: José da Silva Mateus