O projecto Promoção de uma cultura dos direitos humano para uma cidadania activa e participativa em Angola em parceria com a Associação dos estudantes da Universidade Independente de Angola, realizou uma palestra no dia 27 de Agosto de 2010, pelas 15 horas no Auditório Nobre da Universidade Independente de Angola com o tema “ O papel da televisão no processo de reconstrução nacional”. Esta actividade foi organizada com o objectivo de despertar nos estudantes a importância dos meios de Comunicação Social no desenvolvimento Socio-político de Angola.
Como palestrante, esteve o jornalista Benedito Joaquim Kayela e moderado pelo também jornalista André Sibi. Estiveram ainda presentes o presidente da associação dos estudantes da universidade João Pacheco e o regente do curso de comunicação social e professor deste mesmo curso, Adérito Kizunda. Foi realizada para os estudantes do curso de Ciências da Comunicação da Universidade Independente, que se fizeram presentes num total de 54 estudantes, sem contar com a presença de alguns estudantes de outros cursos.
O palestrante começou por falar do papel da Televisão Pública Angolana na construção do tecido social, das tendências da televisão em Angola, com a TPA (Pública) na abordagem do essencial das questões e a TV-Zimbo (Privada) com preferência a notícia espectáculo. Do directo (apresentação da notícia em directo na tv) como garante da inexistência da censura. O que elucidou os estudantes no que toca a reconstrução nacioanl por meio da comunicação social.
Esta actividade veio demonstrar que é possível unir os direitos humanos à (re)construção nacional, que se pode criticar e, conseguinte, dar sugestões. É um direito estar informado, mas é um dever informar com responsabilidade.